domingo, 13 de agosto de 2017

Língua, Teritório e Sociedade

Componente Curricular: Língua, Território e Sociedade
Docente: Angela Sivalli Ignatti (Lattes)

VER TODOS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE

Ementa:

Trabalho com as habilidades de leitura de textos e produção de sentidos, a partir de eixos temáticos integradores, para a afirmação da subjetividade, a formação crítica e o aperfeiçoamento de competências discursivas.

Objetivo(s) Geral(is):
Leitura, interpretação de textos e expressão oral e escrita para a reflexão sobre a língua como instrumento de trabalho social, histórico, estético, cognitivo; escrita de textos diversos.

Objetivos Específicos:
- Desenvolver a habilidade de ler e interpretar de forma crítica ideias e opiniões a partir de textos de diferentes gêneros e esferas de circulação.
- Conscientizar-se de que a língua cria e veicula uma visão do mundo e de que a sociedade resulta de um processo histórico.
- Aperfeiçoar habilidades de relacionar fatos, opiniões, certezas, hipóteses, causas, consequências, ideias, sentimentos etc.
- Identificar e superar uma visão mundo redutora e estereotipada, assumindo compromissos frente à realidade.
- Desenvolver atitudes de solidariedade para com a comunidade.

Bibliografia Básica:
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2005. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004
ORLANDI, Eni. O estatuto do texto na história da reflexão sobre a linguagem. In: ______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2001.

Bibliografia Complementar:
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Trad. org. Angela M. S. Correa, Ida L. Machado. São Paulo: Contexto, 2008.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
YUNES, E. Leitura, a complexidade do simples: do mundo à letra e de volta ao mundo. In: ______. (org.). Pensar a leitura: complexidade. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2002,  p. 13-5



Fontes:
Site da UFSB
Plano de Ensino-Aprendizagem

Plano Pedagógico Curricular da Licenciatura Interdisciplinar


Nenhum comentário:

Postar um comentário