segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Universidade e Sociedade

Componente Curricular: Universidade e Sociedade
Docente: Regina Soares de Oliveira (Lattes)

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Ementa:
O componente curricular busca propiciar a reflexão sobre a estrutura e desenvolvimento histórico das Universidades no mundo ocidental e no Brasil, em seus vínculos com o Estado, com as sociedades, a cultura e os indivíduos, com destaque às formas de organização do trabalho pedagógico e a posição dos sujeitos educandos na formação social da universidade e da sociedade, problematizando a relação público-privado na educação brasileira e seus impactos no atual quadro do ensino superior no Brasil, debatendo suas consequências para a região Nordeste e para a Bahia, especificamente. Busca também compreender o pensamento de Paulo Freire e Anísio Teixeira na constituição de um novo modelo de universidade brasileira, assim como analisar e compreender o modelo pedagógico da UFSB e os eixos norteadores de sua constituição.

Objetivo(s) Geral(is):
● Possibilitar aos estudantes refletir sobre suas histórias de vida enquanto sujeitos, sua origem, posição de classe
e inserção na universidade e na sociedade;
● Discutir o papel da universidade e suas contribuições às sociedades, às comunidades e à educação brasileira;
● Compreender o processo de formação na universidade no Brasil e no mundo, situando a UFSB neste contexto.

Objetivos Específicos (por módulos):

I) Unidade 1: Problematização sobre os sujeitos e suas ações.
● Compreender quais os caminhos os estudantes percorreram até sua chegada ao ensino superior;
● Aproximar os sujeitos por meio da escuta de suas histórias;
● Debater as regras de conduta presentes no cotidiano universitário e quais valores embasam essas regras;
● Afiliar o estudante a turma, ao docente, ao modelo universitário;
● Conseguir perceber os indivíduos por meio de suas crenças, histórias e valores;
● Pensar o estudante como sujeito político.


II) Unidade 2: A Universidade no contexto brasileiro e mundial
● Compreender o papel da Universidade na história das sociedades ocidentais;
● Analisar o surgimento do ensino superior no Brasil;
● Verificar como o ensino superior serviu de elemento de separação entre classes e os grupos sociais;
● Compreender e debater alguns teóricos que embasam a criação da UFSB;
● Problematizar o impacto do modelo e da instalação da UFSB na região sul baiana e suas possibilidades de atuação.

III) Unidade 3: Aproximações entre a Universidade e comunidade
● Pesquisar e analisar os índices da Educação Básica e Superior no sul da Bahia;
● Conhecer as principais dificuldades de acesso ao ensino superior;
● Levantar alguns problemas locais onde a universidade poderia intervir;
● Aproximar os estudantes da UFSB de espaços comunitários

Bibliografia Básica:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Disponível em:
http://forumeja.org.br/files/Autonomia.pdf. Acesso em 07.jul.2017
Plano Orientador da UFSB. Disponível em: http://ufsb.edu.br/plano-orientador/. Acesso em 05.maio.2016

SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA-FILHO, Naomar. A Universidade no Século XXI - Para uma Universidade Nova. Coimbra: Almedina, 2008. Disponível em: https://ape.unesp.br/pdi/execucao/artigos/universidade/AUniversidadenoSeculoXXI.pdf. Acesso em 08.jul.2017

SANTOS, Boaventura de Sousa. Da universidade à pluriversidade: Reflexões sobre o presente e o futuro do ensino superior. Entrevista com Boaventura Santos. Entrevistadores:
Manuela Guilherme e Gunther Dietz.   Revista Lusófona de Educação, 31, 201-212. 2015. Disponível em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/viewFile/5388/3408. Acesso em 07.jul.2017.

SEABRA- SANTOS, Fernando; ALMEIDA FILHO, Naomar. A Quarta Missão da Universidade. Coimbra/Brasília: EduCoimbra/EdUNB, 2012.

TEIXEIRA, Anísio. Uma perspectiva da educação superior no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v.50, n.111, jul./set. 1968. p.21-82. Disponível em: www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/perspectiva.html. Acesso em 08.jul.2017

Fontes:
Site da UFSB
Plano de Ensino-Aprendizagem
Plano Pedagógico Curricular da Licenciatura Interdisciplinar

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